16/09/2009

Início da Guerra de Independência do México



O processo de independência do México marcou a quebra do pacto colonial em uma das mais importantes possessões espanholas no continente americano. Sendo uma região de economia estritamente rural, o México tinha grande parte de sua população vinculada a tais atividades. A crise instalada pelas invasões napoleônicas promoveu uma brecha na qual os primeiros levantes foram organizados.
Mesmo tendo interesses no processo de independência, a elite criolla (filhos de espanhóis nascidos na América) temia que a organização de um processo revolucionário mobilizasse as camadas populares em defesa da ampliação dos direitos políticos, sociais e econômicos. No entanto, a chegada da administração napoleônica, instruída pelos ideais iluministas e o retorno do antigo modelo colonial hispânico, com a queda de Napoleão Bonaparte, foi responsável pela preparação dos primeiros movimentos da guerra.
Em 1810, o pároco Miguel Hidalgo y Costilla ensaiou um primeiro movimento revolucionário. Defendendo o fim das relações coloniais e a devolução das terras às populações indígenas, Hidalgo mesclava idéias anticoloniais e propostas reformistas dentro do movimento por ele organizado. Imbuído de tais propostas, conclamou índios e mestiços para que lutassem contra o governo espanhol. Apoiado por esses grupos, o movimento de Hidalgo perseguiu a gachupines (elite hispânica) e os criollos, considerados pelos populares seus maiores repressores. O movimento obteve grandes proporções e uma verdadeira guerra contra os representantes da elite fora deflagrada. Contando com o apoio das tropas coloniais espanholas, a revolta foi controlada e Hidalgo foi preso e condenado à morte.
No ano de 1812, o sacerdote José Maria Morelos organizou um novo levante popular onde os limites da nova ordem social defendida sofreram forte oposição de uma minoria detentora de posses e direitos. Atentando-se para a força do movimento de independência a própria Coroa se incumbiu de ordenar o processo. Representando os poderes coloniais, Augustín Itúrbide implementou um projeto de reforma política que ficou conhecido como Plano Iguala. Em tal proposta, o México tornou-se uma monarquia independente. No plano político, criollos e gachupines teriam os mesmos direitos políticos. A fé católica e a antiga configuração agrária excludente seriam reafirmadas por esse governo.
Depois de proclamar a independência do país, o México foi governado pelo próprio Itúrbide, sob o título de imperador Augustín I. Não apoiado pelos florescentes movimentos republicanos do país, Augustín foi logo deposto e assassinado. No ano de 1824, o país tornou-se uma república presidida pelo general Guadalupe Vitória.
Sem alcançar os ideais populares das primeiras manifestações revolucionárias, o México apenas assistiu a ampliação da autonomia política das elites que já dominavam a região. Com isso, o processo de exclusão, pobreza e dependência econômica foram ainda responsáveis por outros levantes como o da Revolução Mexicana de 1910.

Fonte do texto: Brasil Escola

7 comentários:

  1. Olá Cris,
    Obrigada pela visitinha e pela participação na promo do meu cantinho.
    Boa sorte!
    Beijinhos pra vc e pra Donatella tb

    ResponderExcluir
  2. Oi, xará!

    Também sou Cris, de Cristiane. Fiona é apelido, mas não espalha, rsrs. Vim retribuir o carinho deixado lá no blog e te desejar boa sorte no sorteio.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, tudo bem flor?
    Amei, seu blog...e adorei sua participação no Coffie & Movies.
    Você preencheu todos o formulário da promo:
    Estrela íer.

    Só faltou uma coisinha:
    Seguir o Coffie & Movies.
    Espero...você lá.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Há, amei seu blog vio?
    sempre paasarei por aqui.
    Nã se esuqeça de seguir o Coffie & Movies. No Lado esquerdo.
    Escrito seguir.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, Que bom que vc gostou das lembrancinhas. Elas são fáceis e gostosas de fazer. Copia mesmo! rs! Obrigada pelo carinho, volte sempre!!!

    Bjão grande!

    ResponderExcluir
  6. Mas um blog de História é o verdadeiro luxo!!!
    Parabéns, amiga. Eu, que sou absolutamente fascinado por esta disciplina, virarei freguês daqui. Obrigado por sua visita ao meu guarda-louças de antigas emoções. E mais ainda por suas generosas palavras.
    Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ResponderExcluir
  7. Seja bem vinda ao MIX!
    Adorei seu blog!
    Vou te zeguir ok?
    Amo história!

    ResponderExcluir